Ligue e Assine: (48) 3265-0446

18/03/2013 | Tamanho da Letra A- A+

Campanha da gripe começa mais cedo

 

Com o slogan ‘Quem lembra da vacina se protege da gripe’, o Ministério da Saúde lança a 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha ocorrerá em todo o Brasil entre os dias 15 e 26 de abril e, o Dia D será no sábado, 20. Nesse ano, a ação foi antecipada em relação ao ano anterior. Para a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de São João Batista, Aline Paulista, essa mudança na data foi boa, mas que precisaria ser ainda mais cedo. “O correto seria no início de abril, quando está esfriando. Com a mudança do verão para outono sempre aumenta os casos de influenza”, analisa.

Este ano, o Ministério da Saúde disponibilizou 1,6 milhão de vacinas contra a Gripe A para Santa Catarina, cerca de 400 mil doses a mais do que em 2012. Aline salienta que a vacinação contra a influenza inclui três cepas, ou seja, é válida para H1N1, H3N2 e influenza B. “Esse ano não será dividido por datas os grupos para vacinação. Desde o primeiro dia todas as pessoas que se enquadram nos requisitos podem procurar os postos de saúde da cidade”, comenta a enfermeira.

Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população carcerária e indivíduos com doenças crônicas serão direcionados para a campanha de vacinação.

Entre as doenças crônicas destacadas como prioritárias para a campanha, estão a asma, as hepatites, problemas cardíacos e diabetes. Aline Paulista salienta que os maiores casos de 2012 no município foram de doentes crônicos. “As pessoas já tem que ficar atentos, até porque tivemos uma suspeita de H1N1 esse ano, mas deu negativo. Mesmo assim é importante estarem alertos”.

 

Texto: Miriany Farias