Ligue e Assine: (48) 3265-0446

09/11/2017 | Tamanho da Letra A- A+

Guias turísticos realizam qualificação em Nova Trento

Um grupo formado por 56 guias de turismo que integram a AGTESC – Ação dos Guias de Turismo de Santa Catarina – estiveram em Nova Trento na terça-feira, 08 de novembro, onde realizaram um dia voltado à capacitação profissional. Na oportunidade, os profissionais foram recepcionados com um café na Pousada e Cantina Italiana, no Centro. Em seguida, o grupo foi conduzido pelas guias Elizangela Dalla Brida Bertoldi Cassaniga e Dayla Cristina da Silva ao Museu da Cultura Italiana e para o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. Lá, participaram de uma palestra ministrada pelo professor Juliano Martins Mazzola, que explanou sobre a história da cidade.

Na sequência, o grupo esteve em São João Batista onde conheceu a Loja Pontão do Calçado e almoçou no Sítio Nona Lurdes. Durante o período do almoço, os guias obtiveram mais informações sobre os empreendimentos locais e a região. “Foram apresentadas mais informações sobre Nova Trento e os nossos projetos, a fim dar mais notoriedade ao município e ao Vale do Rio Tijucas”, informa o secretário municipal de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini.  Já no período da tarde, os guias visitaram o Santuário Santa Paulina, onde tiveram um encontro com a diretora-geral do Santuário Santa Paulina, a Irmã Anna Tomelin, que repassou mais informações sobre o Santuário e a vida de Santa Paulina. Ainda no bairro Vígolo, o grupo conheceu a loja de chocolate, Avvento – Cioccolato Artigianalle e participou de um encontro na Vinícola Girola.

Segundo o secretário, os profissionais vieram em busca de mais conhecimento para oferecer alternativas de roteiros de viagem ao público e as agências em que atuam. “Foi uma iniciativa muito importante, pois, apesar de alguns já terem vindo à cidade não conheciam o nosso potencial turístico para outros segmentos. Com certeza renderá frutos positivos”, ressalta Salvio.

Para Vivian Brand, coordenadora do grupo, a visita ao município foi uma oportunidade de conhecer não só o segmento religioso, mas também a gastronomia local, a cultura, a natureza e mais sobre a história do município. “Ampliamos o leque de opções para oferecer Nova Trento como destino turístico, pois entre os guias havia pessoas que não conheciam o município e outros que vinham apenas por conta do turismo religioso”, explica.

Ela destaca que além do campo profissional, a experiência de conhecer o município com um olhar de qualificação e capacitação também atingiu o campo pessoal. “Foi maravilhoso e ficamos encantados com o acolhimento, a aceitação dos empresários e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo”, relata a coordenadora. A capacitação contou com a participação de guias que atuam nas regiões da Grande Florianópolis, Alto e Médio Vale do Itajaí, Costa Esmeralda e do Sul Estado. Foram parceiros nesta ação: o Santuário Santa Paulina, Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, Vinhos Girola, Pousada e Cantina Italiana, Sítio Nona Lurdes, Pontão do Calçados e o professor Juliano Martins Mazzola.

 

Sobre a AGTESC

A AGTESC – Ação dos Guias de Turismo de Santa Catarina é um movimento independente e educativo que se destina a qualificação de guias de turismo. O objetivo é reunir profissionais de todas as regiões de Santa Catarina e proporcionar a eles mais conhecimentos a cerca dos potenciais turísticos das cidades catarinenses com visitas de estudo in loco, e, assim possibilitar mais opções de roteiros para os turistas.