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25/10/2019 | Tamanho da Letra A- A+

Especial Sapateiro: Preço acessível aliado à qualidade dos produtos

Ricardo de Sousa investiu na produção e venda da marca própria para conquistar mais clientes

 

Oferecer calçados com preços acessíveis e qualidade aos clientes é o principal objetivo de Ricardo de Sousa, 38 anos, proprietário da loja Mania de Calçados. Porém, antes de traçar esta meta e investir na área, o empresário havia decidido mudar totalmente de setor.

Natural do bairro Arataca, em São João Batista, Ricardo foi morar no Centro da cidade aos 19 anos, quando começou a trabalhar em uma loja de móveis. Não satisfeito com a profissão, atendeu ao convite para trabalhar na Via Scarpa, que na época produzia apenas 52 pares ao dia. “Lá eu aprendi tudo na área do calçado e tomei gosto pela profissão de sapateiro”, conta.

Para se especializar ainda mais na área, fez um curso de Tecnólogo de Calçados, e em três anos já chefiava o departamento de almoxarifado. Porém, no fim de 2010, Ricardo decidiu que queria mudar de ramo e sair da área do calçado.

Durante um período de descanso, recebeu proposta para atuar como representante. Foi então que passou a comprar e vender os calçados de São João Batista para os lojistas.

Entretanto, Ricardo almejava mais. Foi quando um dia, ao passar pela rodovia SC-410, na esquina da rua Moacir Marcos da Silva, no Cardoso, viu um terreno abandonado e visualizou um ponto para venda de sapatos. “O pessoal das lojas tinha meio que desistido de atuar com a linha popular. De vender os produtos fabricados na cidade, então vi a chance de atuar com esses produtos”, explica.

Em um galpão de 110 metros quadrados as coisas começaram a acontecer para Ricardo.

 

Marca própria

Após alguns anos no mercado, Ricardo viu a necessidade de ir na contramão da concorrência e deixar de vender apenas o que todo mundo já vende. Assim, criou um diferencial para a empresa, voltando a atuar como sapateiro.

“No início deste ano criei três marcas próprias para produzir calçados com preços acessíveis e poder oferecer para os turistas calçados produzidos em São João Batista, que é o que a maioria procura”, diz.

A Antônia Fashion traz um estilo mais sofisticado, já a Antônia Flex é a linha confort, e a Mania Mania produz, exclusivamente, sapatilhas. Todas as coleções são próprias da empresa.

Para Ricardo, São João Batista é um polo promissor e por isso, percebe que há mercado para todos que desejam investir. “Não tenho inimigos, tenho concorrentes profissionais. Por isso, levanto a bandeira de abrir mais umas quatro a cinco lojas aqui na rodovia, para os turistas terem opções e crescermos o nome de nosso polo lá fora”, avalia.

O empresário afirma que todas as conquistas que teve na vida profissional deve muito à profissão de sapateiro. “Tenho só a agradecer por essa profissão, e por isso, eu busco honrar esse título fazendo sempre com qualidade e diferencial”.


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