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08/11/2019 | Tamanho da Letra A- A+

Negociações na 29ª SC Trade Show surpreende expositores

Entusiasmo no setor

A 29ª edição da SC Trade Show surpreendeu expositores e organizadores do evento ao ter, durante os três dias, os estandes lotados de clientes que aproveitaram o momento para fechar grandes negociações. Diferente da edição de inverno do ano passado, desta vez os clientes não apenas prospectaram e conheceram os lançamentos, mas fecharam negócios para receberem os pedidos de forma antecipada.

A maior rodada de negócios do setor calçadista de Santa Catarina é promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincajb), e ocorreu de terça-feira, 5, até na quinta-feira, 7, no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú.

Mais de 100 marcas apresentaram os previews de outono-inverno 2020 para os mais de 700 lojistas que prestigiaram o evento.

O presidente da entidade, Almir Manoel Atanázio dos Santos, conta que nesta edição da maior rodada de negócios do setor calçadista de Santa Catarina houve um aumento de 12% de expositores e cerca de 20% a mais de clientes.

Ele ressalta que o país vive um momento de melhora no varejo, e apresenta um estudo da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), que aponta uma expectativa de crescimento de 5% a 8% no varejo para o fim do ano. “Então a nossa expectativa para a rodada de negócios era boa desde o início, porque além dos indicadores, no último inverno, o lojista não acreditou muito na compra de botas e sapatos fechados. Como o inverno se prolongou, eles [lojistas] estão com estoques vazios desse tipo de produto”, diz.

 

Preview de inverno

A estilista da empresa Suzani Bissoli, Mariza Dias, informa que chegou otimista na feira, porém não acreditava que seria tão movimentada, até mesmo porque a empresa já encerrou o ano de vendas. “Não tínhamos mais nada de venda para fim de ano, mas o pessoal [lojista] está bem motivado, comprando para o início do próximo ano”.

O diretor das marcas Di Valentini e L’atelier, José Filho, revela que os clientes aprovaram as coleções e fecharam grandes negociações. “Ano passado o lojista estava mais cauteloso no inverno, porque nos últimos anos não teve o resultado que esperava. Mas hoje conseguimos vender bastante produtos meia estação, e com isso mantemos a produção para finalizar o ano”.

A marca MR. Silver esteve pela primeira vez na feira, apresentando a linha de chinelos de dedo, tênis e alguns peças de roupas. O expositor Matheus Gonçalves diz que a intenção da empresa é expandir os negócios para o litoral catarinense, por isso, a participação na SC Trade Show foi fundamental. “Essa é a feira mais charmosa do Brasil pelo local em que acontece, e é o estilo da marca, que é bem pé na areia. Essa, com certeza, será a primeira de muitas participações nossa no evento”, garante.

 

Parceria com entidades

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto, e o presidente executivo, Haroldo Ferreira, prestigiaram a abertura da 29ª SC Trade Show.

Nesta edição, a Abicalçados é também uma das parceiras do Sincasjb, por meio do projeto Comprador VIP, que trouxe para o evento novos importadores para fomentar as negociações.

Bianco Neto lembra que está há seis meses na presidência da Abicalçados, e neste período se aproximou mais do sindicato de São João Batista.

Como fabricante de calçado do estado de São Paulo, ele diz que conhecia muito bem o produto feito em São João Batista. Porém, não conhecia os empresários, fábricas e a feira. “Nesse período a frente da entidade fui conhecer a cidade, a feira de componentes e agora a feira de calçados. Está entendido porque o produto daqui são tão bons e porque esses empresários incomodam tanto os que fabricam calçados em outros lugares, pela qualidade”, avalia.

O gerente do Sebrae/SC, Sérgio Fernandes Cardoso também acompanhou o primeiro dia da rodada de negócios. “Para nós, do Sebrae/SC, a rodada de negócios é um exemplo de resultado, porque é uma honra quando a gente investe em algo e os resultados são visíveis”, diz.

 

Lojistas aprovam coleções

O preview das coleções outono-inverno 2020 das mais de 100 marcas expostas na 29ª SC Trade Show teve grande aprovação pelos lojistas. Satisfeitos com as novidades encontradas e qualidade nos produtos, muitos conseguiram fechar grandes negociações já nos primeiros dias da maior rodada de negócios do setor calçadistas de Santa Catarina.

Há cinco anos, o casal de São Paulo, Leonel e Luciene Bellodi, da Vitória Bellodi Calçados, prestigiam a SC Trade Show. Luciene afirma que por meio da feira, é possível montar a programação para o próximo semestre em sua loja.

Cliente de diversas marcas catarinenses, a lojistas ressalta que a qualidade do produto do Sul é incomparável. “Hoje, 90% dos calçados que comercializo, são de empresas de Santa Catarina, pois aliam a qualidade com moda e preço atrativo”, diz.

A cearense Kelly Araújo Santos, da DK Calçados, esteve pela terceira vez na feira. “Aproveito esse evento para fechar alguns negócios, pois é a primeira a lançar as novidades, e assim, meus pedidos chegam primeiro também”, revela.

 

Negociações internacionais

Nesta edição, o Sincasjb fechou uma parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do projeto Comprador VIP. O objetivo do programa é identificar e trazer ao Brasil potenciais compradores internacionais interessados em calçados e marcas brasileiras, a fim de criar oportunidades reais de negócios.

Radha Nair Kollaikal, 49 anos, do Hanox Fashion Group, de Dubai, esteve na rodada de negócios por meio do Comprador VIP. A importadora já participou de feiras como Couromoda, em São Paulo, mas foi a primeira vez na SC Trade Show.

“É uma feira muito séria. Apesar de pequena, tem bastante coisa interessante. Encontrei ótimos fornecedores e consegui ver muitas trends, o que foi ótimo”, comenta.

Nos primeiros dias do evento, a importadora conseguiu fazer seleção de amostras de algumas empresas, e acredita que nos próximos dois meses, o grupo fechará negócios com as marcas que Radha encontrou na feira. “Foi bom estar exposta à novas marcas. Já estive no Brasil, mas essa feira nos deu uma ideia melhor do mercado”, afirma.

O principal objetivo da visita da importadora no evento foi, justamente, encontrar novos fornecedores e fortalecer as parcerias atuais. Hoje, o grupo possui duas lojas e está abrindo uma terceira. Com isso, quer deixar os pedidos alinhados para a inauguração da nova filial. “É um início de uma nova parceria”, garante Radha.

 

Tênis são as apostas de tendência para estação

O inverno no Brasil já se mostrou mais tímido nos últimos anos, e com isso, fez as marcas de calçados apostarem em produtos alternativos às tradicionais botas. Na 29ª SC Trade Show, na maioria dos expositores, os tênis se destacavam de diversas formas, cores e modelos.

A tendência que iniciou no último inverno, veio ainda mais forte para a próxima estação. A estilista da Suzana Santos, Samara Bozano, explica que o tênis é um produto que pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, e por isso, ganha mais espaço, especialmente nas regiões do norte e nordeste, onde praticamente não há inverno.

“Desta vez ele voltou com caixa mais baixa, na versão estilo all star converses, não somente aqueles mais arrojados, que é o que hoje está realmente vendendo, mas também numa pegada mais leve”, informa.

As botas para a próxima estação também foram repaginadas e trazem, desde vez, saltos e bicos mais quadrados, desenhos estilizados, levando para um lado arquitetônico. As overs (acima do joelho) ficam de lado e dão espaço para as botas de cano curto e abaixo do joelho.

Em materiais, os crocos continuam em evidência, ainda mais do que as cobras, que surgem de forma mais tímidas. “Vimos muito materiais com texturas, mais brilhos também. O metalizado, que é uma continuação do verão, em que foi trabalhado mais colorido, agora volta mais para as cores prata, prata velho e dourado”, salienta.

A estilista da Suzani Bissoli, Mariza Dias, também destaca os tons terrosos que são fortes no inverno, numa mescla com tons delicados. “A meia pata está bem forte lá fora [exterior], e já é um produto que faz parte do perfil da nossa empresa”, diz.

Nas coleções da marca, Mariza apostou também nas estampas florais e materiais diferenciados. “Nosso público é mais boutiques, mas percebemos que a moda para essa estação está para todos os gostos”.

 

Influencer visita expositores

A influenciadora digital de Recife, Maysa Barros, esteve na 29ª SC Trade Show e pode visitar todos os estandes.

Os mais de 41 mil seguidores da influenciadora puderam acompanhar, em tempo real, todas as novidades da próxima estação.

Em cada expositor, Maysa elencou seus preferidos para mostrar aos seguidores. Entre os destaques dela, esteve os tênis e metalizados. “Achei os produtos muito bonitos. Fiquei bem feliz de participar pela primeira vez desse evento, e acredito que meus seguidores também gostaram das novidades”, diz.