Ligue e Assine: (48) 3265-0446

20/12/2019 | Tamanho da Letra A- A+

Especial de Natal: Neotrentina presenteia mais de 150 amigos com cartões feitos manualmente

Luiza Cipriani Franzoi prepara os cartões com papel vegetal todos os anos, cerca de um mês e meio antes do Natal

 

Diversos são os presentes recebidos durante o fim de ano, seja de familiares ou amigos. Porém, nada melhor do que receber aquele feito à mão, pensado e planejado com carinho. E, é dessa forma que Luiza Cipriani Franzoi, 82 anos, de Nova Trento, presenteia os mais próximos.

Há um mês e meio antes do Natal ela inicia a confecção de cartões. Porém, não são cartões qualquer. Eles são feitos com papel vegetal, e de forma artesanal, ela prepara cada detalhe.

Neste ano, foram confeccionados 150 cartões. Além de toda a forma personalizada com o papel vegetal, Luiza tem o cuidado de preparar uma mensagem reflexiva de Natal e nomear individualmente cada cartão.

Os cartões começaram a ser entregues já no início de dezembro. Alguns, inclusive, foram colocados nas Agências dos Correios para que as entregas fossem feitas com precisão. Outros, mais próximos, foram entregues pelas mãos de Luiza.

Os destinatários foram todos os padres e irmãs do município, amigos, filhos e netos. “Essa é uma forma de felicitar as pessoas que amo pelo nascimento do Menino Jesus. Hoje, muita gente não se lembra de Deus nesta data, mas o importante é Jesus Cristo”, diz.

Nos cartões, além da mensagem interna ter um grande significado, Luiza preza muito por utilizar os símbolos natalinos nas formas do cartão. Entretanto, em nenhum deles aparece a figura do Papai Noel. “A prioridade é o Menino Jesus e tudo mais que representa esta data de forma religiosa”, destaca.

Entre as mensagens que Luiza se dedica a escrever, ela destaca a de 2018: “Ao comemorar o nascimento de Jesus, deixamos que Ele encha nossos corações com sua presença, com seu amor e com sua humildade. Natal é tempo de renovação, de esperança, tempo de fortalecermos nossa fé e de nos aproximarmos ainda mais de Deus. Que a luz divina brilhe intensamente em sua vida”.

 

Inspiração para criar

A história de Luiza com os cartões iniciou há, aproximadamente, 45 anos. Ela, que foi professora por exatos 30 anos, dois meses e 12 dias, conta que certo dia foi visitar um médico, amigo da família, e comprou uma flor com um cartão feito de papel vegetal.

Ao entregar o presente, o médico se surpreendeu com a beleza do cartão e o ofereceu à Luiza, para que a partir do modelo, criasse seus próprios cartões. “Trouxe para casa, peguei duas agulhas de máquina, coloquei dentro da caneta esferográfica e comecei a fazer os primeiros modelos”, lembra.

A arte encantou Luiza, que decidiu se aprimorar e comprou, em Florianópolis, uma coleção de canetas próprias para a produção em papel vegetal. Além disso, investiu em revistas para tirar modelos de desenhos.

“Fui fazendo, aprendi, e tive a ideia de presentear as pessoas. Então fiz em um Natal para uma, duas amigas, e depois a lista de presenteados foi aumentando”, conta.

Agora, além do Natal, Luiza produz cartões de Páscoa para os amigos. Ela ainda já produziu diversos convites de aniversários, batizados e até mesmo casamentos.

Além da delicadeza em produzir os cartões de papel vegetal, Luiza se destaca pela caligrafia desenhada. Inclusive, algumas escolas a procuram no fim de ano para preencher os certificados de diploma dos alunos. E ela faz tudo sem cobrar nenhum valor, mas com grande alegria e amor no coração.

“Para mim é uma terapia, sento para fazer e esqueço do resto. Agora ganhei algumas ajudantes também, que são minhas netas que me ajudam com o contorno dos desenhos, por exemplo”, detalha Luiza.


Você está lendo: Neotrentina presenteia mais de 150 amigos com cartões feitos manualmente

Leia também: 

Terno de Reis do Rapaze mantem tradição de visitar as casas próximo ao Natal

Casinha do Papai Noel, em São João Batista, estará aberta na véspera de Natal

Carro da CDL será sorteado na terça-feira

Madrinhas da Apae se sensibilizam com ação anual

Recuperação de Vitório ganha mais forças ao ser liberado para ser o Papai Noel

Programação de Natal em Nova Trento segue até dia 25

CDL sorteia prêmios da campanha Sonho de Natal

Pizzaria de Nova Trento realiza evento solidário de Natal

Entidades de acolhimento preparam ceias especiais para viverem o Natal