Ligue e Assine: (48) 3265-0446

20/12/2019 | Tamanho da Letra A- A+

Bombeiros de São João Batista farão prevenção diária na Cascata do Fernandes

Neste mês, o Corpo de Bombeiros de São João Batista instalou na Cascata do Fernandes, no bairro Fernandes, uma placa de orientações para prevenção e conscientização dos usuários. Durante a temporada de verão, a frequência de turistas no local aumenta, gerando riscos maiores de acidentes e até mesmo, mortes.

O tenente Bruno de Cesar Toledo Camilo explica que a placa é bem grande e foi instalada em um local estratégico.

Ela traz informações para o reforço da atenção quanto à profundidade dos locais de banho, cuidados redobrados com as crianças, assim como para os usuários evitarem saltos e piruetas, e também, após refeições ou ingestão de bebida alcoólica, não entrar na água.

Os bombeiros de São João Batista aumentarão ainda a prevenção durante este verão na cascata do Fernandes. De 21 de dezembro a 1° de janeiro, diariamente, os militares passarão pelo local e orientarão os banhistas sobre os riscos no local. A intenção é evitar incidentes e proporcionar um lazer saudável aos usuários.

O tenente ressalta que na cascata, especificamente, o principal cuidado é em relação aos saltos, pois se ocorrerem em local desconhecido, pode haver pedras submersas ou poços. “O segundo ponto mais sensível é com as crianças, que não devem ficar em momento nenhum sozinhas dentro da água e até mesmo pelos arredores”, acrescenta o tenente.

A placa alerta ainda para o cuidado ao caminhar na trilha, com atenção redobrada em pedras escorregadias e raízes. Como a cascata do Fernandes não é guarnecida por guarda-vidas, o tempo estimado de chegada do serviço de socorro é de 15 minutos após o acionamento.

Atualmente, a cascata do Fernandes é um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo durante o verão, até mesmo visitantes de outros países, como Argentina. Após uma revitalização ocorrida em 2016 pela prefeitura, o local passou a ter ainda mais estrutura para lazer, como lixeiras instaladas no local, pequenas churrasqueiras e jogos de mesa. No local ainda há um restaurante em funcionamento que atende o público presente.

 

Banhos em rios

Como São João Batista e região é cortado pelo rio Tijucas, o Corpo de Bombeiros alerta ainda para os cuidados com banhos em locais não adequados. Apesar da incidência de acidentes e mortes em rios no Vale serem baixos, ainda é necessário atenção.

Segundo o tenente César, como os rios apresentam águas turvas, a profundidade pode se tornar desconhecida, assim como a possibilidade de pedras e galhos.

A orientação da corporação é procurar por piscinas e parques aquáticos para se refrescar durante os dias mais quentes do verão.

Para crianças e adolescentes, o equipamento mais confiável para os banhos é o colete salva-vidas, pois a utilização de boias, câmaras de pneus ou colchões infláveis trazer o risco de virarem por força da correnteza ou ondas.

Em caso de ver uma pessoa se afogando, os bombeiros orientam a não tentar salvar sem estar habilitado. A indicação é lançar um objeto que ajude a flutuar e acionar o guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.